Imposto de Renda: Como declarar o financiamento imobiliário

imposto de renda financiamento imobiliario

Está chegando o momento de declarar o Imposto de Renda e para isso é necessário preencher corretamente todas as informações para não cair na malha fina. Sendo assim, o financiamento imobiliário deve ser declarado e isso requer uma atenção redobrada, inclusive imóveis que foram financiados mas ainda estão na planta, precisam ser declarados. Veja algumas dicas:

Preenchimento de Formulários
O primeiro ponto é que o financiamento do imóvel deve ser declarado na aba de “Bens e Direitos” do formulário da Receita Federal. Para apartamentos deve-se usar o código 11; para casas, 12; enquanto para terrenos, 13. No campo “Descriminação” é preciso detalhar algumas informações. “Aí é onde vai descrever as informações, como a forma de pagamento, o valor pago na entrada, quanto deu do FGTS e o valor de quanto financiou”, explica a advogada Grace Medeiros, especialista em Direito Tributário do escritório Da Fonte Advogados.

Dívida
O financiamento não deve ser lançado como uma dívida no Imposto de Renda, por isso não se deve colocar o valor total dele.

Lastro Financeiro
É muito importante que todas as informações sejam passadas de forma correta para a Receita Federal através da declaração do Imposto de Renda para evitar problemas com o fisco.

A Hora é Agora
Não deixe para fazer o IR na última hora. Reúna os documentos necessários e faça tranquilamente antes do prazo. Caso tenha dúvidas, não hesite em consultar um contador. Ele te ajudará a preencher as informações corretamente, evitando assim a malha fina.

Fonte: Zap Imóveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *